quinta-feira, 21 de maio de 2009

ONTEM É QUE FOI!!!!!!!!



O Casino da Figueira foi palco de um mais ou menos intenso debate.
O "rapaz" aqui ao lado, deu um bailarico do "camandr0" ao Líder Parlamentar do PSD.
Paulo Rangel, fora da discussão da política da "paróquia", não faz a míníma ideia do que se está a falar.
Absorto, parecia até a dormitar, de vez em quando acordava e dava um ar da sua graça...mas só quando se falava de qualquer "coisa" que de tão estafada, já cansa.
O Dr. Paulo Rangel, pasme-se - que ele não teve culpa nenhuma -foi enganado e passou a tarde a falar com uma "rapaziada", nem todos do mesmo jaez, faça-se justiça, a discutir a agricultura do Baixo Mondego.
No fim, no fim mesmo, tive sensação que a sala, toda a sala mesmo, se deixou levar pela excelente intervenção do Professor Vital Moreira.
PS e PSD, deixaram-se transportar para outra redalidade que, quer queiramos quer não, Vital Moreira personifica.
Nunca pensei dizer isto, quanto mais excrever!
Terei batido com a cabeça?
Espero estar no meu juízo perfeito!
A Drª. Fátima Campos Ferreira começou mal, mas acabou em grande nível!
...tranquilitos, tranquilitos, ca gente já lá vai!!!!!!

AI...AI...AI...

Eu ponho pimenta na língua dos "maninos" que continuem a dizer mal do Governo!
Portugal lidera Europa do Sul, diz IMD

Portugal escalou três posições face a 2008 no ranking de competitividade do Institute for Management Development (IMD), com sede na Suíça, assumindo o estatuto de país mais competitivo do Sul da Europa.
Portugal, que ocupa agora a 34ª posição entre 57 países, superou Espanha, Itália e Grécia, de acordo com os dados contidos no World Competitiveness Yearbook 2009 do IMD, ontem divulgados pelo Gabinete do Plano Tecnológico. Considerando somente os países pertencentes à União Europeia (UE), Portugal encontra-se no 16º lugar da tabela, tendo ganho duas posições.
O comportamento de Portugal no quadro da UE apenas encontra paralelo na Alemanha e na Suécia, que também subiram três lugares. Por outro lado, a evolução nacional é inferior à da Lituânia, que progrediu cinco posições, e à da Finlândia, que subiu seis lugares.
De acordo com o estudo, a performance económica e a melhoria operada nas infra-estruturas, dois dos quatro factores de competitividade analisados, foram essenciais para a subida global do país.
Acresce que Portugal se destacou ainda pela competitividade quanto aos custos, enquadramento legal e social e infra-estruturas tecnológicas.

O World Competitiveness Yearbook é uma publicação anual promovida pelo IMD desde 1989 que analisa 250 variáveis agrupadas em quatro factores de competitividade: performance económica, eficiência do Governo, eficiência empresarial e infra-estruturas.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PS COIMBRA

Descansem o cérebro...a coisa está quase a dar-se!

E bem...digo eu!

...DE CADA VEZ

...que um Ministro vem a Coimbra, até me arrepio!

Vem dizer algo de substancial, ou nem por isso?????

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

Não sei, em bom rigôr, o que se passa.
Acho estranho.
Mais estranho ainda, porque o IPC e as suas unidades orgânicas estão a formar bons profisionais para o mercado de trabalho.
Mas que esta Instituição não deve andar nas "bocas do mundo", lá isso não deve!
É importante de mais e demais, para tal!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

REFLEXÕES

JUDITE MENDES DE ABREU
Só mesmo pelo respeito à Associação de Moradores do Bairro do Loreto, se justifica que o nome desta GRANDE SENHORA, não tenha uma dimensão superior. Talvez um dia…quem sabe?

SUPER-PROFESSORES
…para alunos com problemas de comportamento. Aparar o jogo a um bando de arruaceiros? Só visto!

LOPES DA MOTA
Se pressionou, é um disparate! A inocência do Primeiro-Ministro demonstra-se! Arquivar o processo era o pior que poderia acontecer. Estaremos perante mais um caso de distúrbio? Mental…claro! Que tipo de distúrbio acham que poderia ser? Há mais? Que bom!

OS PRESSIONADOS
…até podia ser o título de um filme. Era giro…e então com a qualidade que devem ter as audiências par(a)lamentares, o género até poderia ser…uma comédia, não????? Um dó li tó…

JUSTIÇA
Os portugueses manifestaram-se maioritariamente contra o estado deplorável da justiça. É um sério aviso, também, aos nossos governantes.

SÉRGIO FRANCO (FILHO)
…, foi chamado mais uma vez aos trabalhos da Selecção Nacional de Rugby. O “sacana do puto” está a sair-se lindamente; ainda bem! Parabéns companheiro.

MÁRIO CASTRO (FILHA)
…, é uma cidadã de Coimbra que integra a lista da CDU que se apresenta às eleições europeias. Pai babado…

LOUÇÃ
Diz que quer pertencer a um governo, mas nunca com José Sócrates. Pois é rapaz, assim não vais lá. E ainda bem ! ”De cedência em cedência, um dia destes andávamos “atrelados” ao “grande educador da classe operária”! UFA!!!!!!

SAÚDE EM PORTUGUÊS
Aderi ao passeio, Foi bom e bonito. Fiquei com a impressão, ou certeza que, em vez de uma “rapaziada” se andar a desgastar com o Choupal, se deve associar para a defesa do Jardim Botânico. Também adiro!

PISCINA DO PARQUE VERDE
Vale a pena ir ver como se “derrete” mais de 1 milhão de euros! Daqui por uns meses, o concurso internacional para um Parque Aquático a sério vai ser lançado…por outra gente, é certo!

MANUEL ALEGRE
“Prognósticos no fim”, todos acertam!

MANUEL ALEGRE 1
Tenho pena que não seja candidato. Era uma mais valia para Coimbra. Mas teve uma virtude; despachou os que não lhe largavam as abas do casaco!

MANUEL ALEGRE 2
E o MIC? Tás a micar?????

MANUEL ALEGRE 3
Se anda por aí alguém com esperança de o substituir…”estanca aí ó meu!

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
Quem será a, ou as “unidades” que Lisboa vai impôr ao PS? E O CABEÇA DE LISTA? Será alguém com importância para Coimbra e o seu distrito…ou qualquer um serve? Espero que Sócrates seja rigoroso!

AUTÁRQUICAS COIMBRA
Parece existir por aí uma malta que acha que são os militantes partidários que ganham as autárquicas em Coimbra. Não se enganem. São os cidadãos sem partido que terão a palavra decisiva. Por isso, não vale a pena andar a correr…podem-se estampar! E engolir um elefante!

AUTÁRQUICAS COIMBRA
Um partido político não tem como objectivo final resolver o problema de uns quantos. Serve, isso sim, para resolver os problemas de todos os cidadãos.

AUTÁRQUICAS COIMBRA
Mas outros há que, embora já tenham “mamado de largo”, queiram continuar agarrados à CHUCHA.

AUTÁRQUICAS COIMBRA
Usar o nome de alguém, abusivamente, não é crime mas falta de respeito. Queriam que Luis Marinho ficasse calado?

CREDIBILIDADE
Estamos com tanta falta! Que pena! Confiemos que vai mudar! Para melhor…claro!

GOVERNOvsOPOSIÇÃO
O deficit está em 6,3%. Ainda assim, abaixo da herança deixada pelo Professor Cavaco Silva aos socialistas, 7%, no tempo das “vacas gordas”!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

RUI ALÍRIO

Enviou-me o que segue. Não resisti em partilhar convosco.

Também eu dia após dia, "ando" a tropeçar em vários tipos de idiotas.

O tempo encarregar-se-á de colocar tudo no sítio certo.

Confiemos!

O IDIOTA E A MOEDA

Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.
Um pobre coitado, de pouca inteligencia, vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2000 REIS.
Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda nao havia percebido que a moeda maior valia menos.
Respondeu o tolo: - Eu sei, ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e nao vou mais ganhar a minha moeda.
Podem-se tirar várias conclusoes dessa pequena narrativa:
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda:Quem eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se fores ganancioso,acabas por estragar a tua fonte de rendimento.

Mas a conclusao mais interessante é:
A percepçao de que podemos estar bem, mesmo quando os outros nao tem uma boa opiniao a nosso respeito. Portanto, o que importa nao é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.
"O maior prazer de um homem inteligente é armar-se em idiota diante de um idiota que se arma em inteligente".
NEM DE PROPÓSITO, SÓ NÃO SEI SE SERÁ UM PENSAMENTO SÓ PARA HOJE...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

MANUEL ALEGRE

Quando me é permitido escrever sobre o que “aí vem”, nunca perco a oportunidade. Principalmente, quando se trata de algo a que verdadeiramente estamos umbilicalmente ligados.
Manuel Alegre sempre foi para mim, como tantos outros, uma figura incontornável da democracia portuguesa.
Noviço, sem experiência, tornei-me amigo de Manuel Alegre e sei que o contrário também é verdadeiro.
As diferenças de opinião são comuns no Partido Socialista, ainda que, as opiniões de Manuel Alegre têm outra visibilidade. Por isso ele diz que representa uma parte importante do eleitorado. Muita razão; mas não absoluta!
Ele, como eu, não gostamos nem somos absolutistas.
Mas que interessa isso ao cidadão comum, preso que está ao tabu que Alegre mantém na crista da onda?
Tudo…e nada!
Tudo, porque ao desfazer o tabu e afirmar que é e se mantém militante do Partido Socialista, desenvolve também a ideia que alguns erros do passado poderão ser corrigidos.
Nada, porque quem estava a esfregar as mãos de contente, esperando que Alegre batesse com a porta do socialismo democrático, o sorriso vai-se transformar em raiva mal disfarçada.
Avançar para “outras lógicas”, nomeadamente as que defendem, estimulam e demagogicamente anunciam, “as nacionalizações, o controle operário, a reforma agrária” e outras coisas que mais tão na moda, não está no seu espírito.
Nesses, nos tais, nos que ainda alimentam a esperança que Alegre atraiçoará a sua “família política” para embarcar em outras aventuras, pouco sabem e pouco conhecem do nosso percurso colectivo.
Outros dirão, que Alegre não sai do PS porque se o fizesse, deixava de ter palco e cedo desapareceria da vida pública portuguesa.
Manuel Alegre não vai dizer nada que todos não esperamos e desejamos; “continuo fiel à Declaração de Princípios do Partido Socialista”, dirá!
Sempre me coloquei do lado da “interrogação”. O que significa? Saber sempre que uma das palavras mais importantes da interpretação das ideias é, “porquê”!
Não vale a pena olhar demasiado para o “umbigo”! Vale a pena fazer sempre, cada um de nós, a sua própria avaliação e, dia após dia actualizá-la!
Verão, perceberão, os camaradas, mas também os amigos e cidadãos que vale a pena fazê-lo.
Por aqui, por esta cidade tão mal tratada, por mal trabalhada, Manuel Alegre faz falta.
Já sei…já sei…que esta minha afirmação vai ter eco pelos piores motivos, nalgumas pessoas, que não organizações. Mas esses, essas, também sabem o que valem.
Por razões várias Coimbra desapareceu; esfumou-se! Cada um de nós encontra uma ou várias razões para tal. Mas convenhamos, desembocam sempre no mesmo; os nossos intérpretes valem pouco! Ou impreparados politicamente, ou com deficiências de crescimento político, ou por mero oportunismo, ou ainda por “parolice militante”, ainda que, a maior parte das vezes, por pouca capacidade no domínio das ideias.
Coimbra precisa de ser dignificada. Precisamos de inverter esta desgraça em que caímos. Só que os protagonistas deverão ser outros. Mais do mesmo seria uma desgraça exponencial.
Quando defendo que Manuel Alegre deve ser o próximo cabeça de lista do PS nas eleições legislativas pelo Distrito de Coimbra, é porque penso que será o nosso melhor.
Com a regionalização à porta, é obrigatório que à nossa voz se junte quem acredita e gosta de Coimbra. De outro modo, estaremos metidos num sarilho difícil de resolver. Coimbra e o PS precisam de vozes fortes e sonoras. Principalmente de quem não precisa dos partidos para sobreviver!
Alegre vai ficar no PS. Alegre vai ser Deputado da Nação. Alegre vai continuar a fazer-se ouvir em nome de Coimbra, do Partido Socialista e de Portugal.
Depois de amanhã, cada um discutirá as contrapartidas…se as houver! A ver vamos! Mas isso não é determinante. Para ele será, no máximo, importante. Ou talvez nem isso.
Tão importante em manter-se e aprofundar o espírito socialista, será libertar-se de “alguns” que não “há” maneira de lhe “largarem a banda do casaco”!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

REFLEXÕES

BRITO XAVIER

Estivemos em lados opostos; discutimos e fez-se luz. Vencemos os dois. Porque acima de nós estava o PS. Cimentou-se ainda mais a nossa amizade. Ficamos a dever-te isso, camarada!

GRÂNDOLA

À saída está um cartaz que diz: “cuidado, estrada em mau estado”! Será que em Coimbra, cidade, vão fazer o mesmo?

CGTP

Tolerância e democracia são duas palavras que não conhecem. Não será tempo dos socialistas a abandonarem?

PARTIDO SOCIALISTA

Apesar das muitas criticas à esquerda e à direita, os portugueses continuam a perceber que não há alternativa. Sobe BE, desce PCP, desaparece CDS/PP e o PSD… fraquinho, fraquinho, fraquinho!

SÓCRATES

…e lá vai ele a caminho da maioria absoluta. Só faltam 4 pontos!


TERTÚLIA

…sobre corrupção fiquei descansado. Há legislação até de sobra, mas falta saber aplicá-la; passo decisivo!

TERTÚLIA 1

O Estado, ou é considerado “pessoa de bem” ou não é um Estado de Direito. Se retiver todo o dinheiro “inexplicável”, tem muitas instituições humanitárias onde será bem aplicado. E é justo!

TERTÚLIA 2

Para a próxima digam ao Fotojornalista que, liberdade de imprensa, não é andar, tal qual uma varejeira, a incomodar toda a gente! Tira as fotos da praxe e “ala que se faz tarde”!

A.B.JARDIM/TOP SECRET

Uiiiii que rico qu’ele é; 100 mil contos “pour la porte du cheval”!!!!!! E que tal um bocadito – nada de exageros – só um bocadito de decoro?

SEGURADORA

Exclama o funcionário; a senhora paga um seguro alto? Não reclama!!!!! Que quer que lhe faça? Melhor que só visto…só ouvido! Vergaste-te toda…mas essa fica-te barato!!!!!!!

CARLOS GONÇALVES

Depois de excelente prestação – sem dinheiro – na liderança do Olivais F.C., reconhecido aliás, pela atribuição do emblema de ouro, transfere-se de “armas e bagagens” para a Académica. Felicidades amigo.

SÉRGIO FRANCO

À “MARRETICE” militante, corresponde um “SER” de elevadíssimas qualidades humanas. Subiu de novo a Académica/Rugby. É um dos nossos melhores.

RUI CARVOEIRA

Seleccionador nacional de rugby feminino. O IPC e a Agrária merecem.

SPORTING FIGUEIRENSE/GESFUNNY

Subiu à 1ª. Divisão Nacional de Basquetebol. A FPB em reunião plenária - na CURIA - a “dois passos” do evento primou pela ausência. QUE PENA!!!! PARABÉNS SPORTING e tem lá paciência!

ESCOLAS

Às crianças com dificuldades a Escola tem de responder como uma organização. Não cabe aos professores resolver os problemas. O novo sistema gestionário assim o determina. Mas que vai dar trabalho…lá isso vai!

ASSOCIAÇÃO ACREDITAR

Espera e desespera por uma estrada, “por NÃO muito boa que seja”, para alojar crianças e famílias; há meses. “Santa Engrácia” repete-se para estas bandas?

CEMITÉRIO

Ou alargam o cemitério, ou não me recandidato! E não é que foi? Ah leão...miauuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!

PENITENCIÁRIA DE COIMBRA

Os partidos devem dizer o que pensam. Se o candidato do PS for o que eu penso, sei o que quer…e quer bem!

PS

Mantém-se a indecisão. Ninguém percebe porquê. Ou perceber-se-á? Terá a lista de Deputados a ver com a candidatura à Câmara Municipal?

PS 1

O meu candidato sabe-se quem é. Para ganhar! E não quer ser deputado!

PS 2

Com Vital Moreira candidato às europeias, Manuel Alegre candidato às legislativas e Luís Marinho candidato nas autárquicas, o Partido Socialista vencerá em toda a linha.

PS 3

Bom; se não quiserem o problema já não é meu…por agora! Sê-lo-á de certeza absoluta a partir de Novembro. Ah, e já agora, não há “moscambilhada” que lhes valha!

PS 4

Admirados? Pois. Admito a candidatura de Alegre por Coimbra. As minhas opiniões, não invalidam o bom candidato que é. Tenham lá paciência!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

COM A DEVIDA VÉNIA


Dizia eu há alguns dias neste mesmo blog:"Aliás, (...)há já algum tempo a esta parte parecem estar a reunir-se condições para uma candidatura autárquica em Coimbra que prestigie o PS, que torne verosímil a recuperação da maioria socialista na Câmara Municipal de Coimbra e que tenha efeitos positivos na própria vida interna do PS, no concelho e no distrito.Se esta pequena luz há algum tempo visível acabar por se revelar ilusória para ser substituída por uma solução como aquela que se noticia, tudo poderá voltar à estaca zero; e adeus Câmara, adeus desanuviamento, adeus perspectivas futurantes.Por tudo isto, quero crer que a notícia que comento é apenas um fogo-fátuo que em breve estará esquecido.Olhemos em frente. Todos nós, no PS em Coimbra, estamos quase a conseguir o que há alguns meses parecia impensável. Não desperdicemos a feliz conjugação. Lembremo-nos: estamos quase. Todos. Quase."
A tal notícia não se confirmou. Mas estranhamente perfilou-se uma outra: a de que, afinal, um dos artífices da tal boa solução, Henrique Fernandes, desistia da sua própria iniciativa e avançava ele próprio como candidato.
Pode ser que essa surpreendente notícia não passe de uma pequena cortina de fumo, lançada por razões que não descortino. Mas, se realmente for verdadeira, significa que tudo retoma as previsíveis rotinas que, pouco a pouco, têm vindo a minar a hipótese de o PS recuperar a Câmara de Coimbra. A hipótese de uma iniciativa de rasgo , nesse caso, perder-se-á.
Não porque ao Henrique Fernandes faltem qualidades pessoais para merecer ser eleito Presidente da Câmara de Coimbra, mas pelo significado de que se reveste a sua possível candidatura nas actuais circunstâncias; por aquilo que ela representa, objectivamente.
De facto, ela terá sempre a marca de uma candidatura que, embora formalmente legítima, surge como substancialmente tributária do aparelho partidário. Ao contrário daquela que o próprio Henrique Fernandes parecia andar pacientemente a tecer, não constitui, em si própria, uma candidatura de rasgo, uma iniciativa que surja aos olhos do eleitorado como um sopro de renovação, como uma candidatura que objectivamente torna verosímil para o eleitorado a ideia de que o PS se preocupa, antes de tudo, no plano autárquico, com a cidade e os seus munícipes ; libertando-se assim do garrote fatal das pequenas ambições, da vertigem das carreiras, da servidão dos objectivos meramnente pessoais de protagonistas que, desse modo, se deixam encasular num universo esquecido da realidade.
Se esta má notícia se confirmar, é pena. Como eu dizia há dias , estava-se "quase " a conseguir. Ficou-se por aí.
Por isso, cedo à tentação de recordar versos de um grande poeta português ( Mário de Sá-Carneiro), do seu poema "Quase":"
Um pouco mais de sol - eu era brasa.
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa..."