segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O QUE TINHA DE SER DITO...ESTÁ DITO!

Caros Camaradas
Confesso que fiquei surpreso com a missiva que me foi dirigida pelo Carlos Cidade, dado que eu não referenciava ninguém no texto que escrevi. Analisei de forma sucinta o momento actual do Partido Socialista.
Quando escrevo, é para comunicar com todos os socialistas. Não se refere a ninguém em particular ou em especial. Quando o faço, trato-o pelo nome.
Mas ainda bem que tal aconteceu, porque puderam comparar os textos, a metodologia, a construção lógica e a limpidez de espírito.
A Assembleia Municipal é um espaço de debate político. Por e para isso, a quantidade está decisivamente relacionada com a qualidade. Falar muito e dizer pouco tem sido apanágio de alguns camaradas. Diria eu, infelizmente!
O Partido Socialista não pode continuar refém de algumas lógicas que o enfraqueceram ao longo destes anos. Tem a ver com pessoas, é certo, mas esse facto não pode ser inibidor de críticas. O nosso Partido é um espaço de debate político de ideias que se devem consubstanciar em políticas. Tudo em nome do bem público.
Existem questões que nada têm a ver com pessoas, camaradas, mas com novos modelos de organização. São esses novos modelos que é preciso discutir, colocar em prática e avaliar.
Temos pouco tempo para a reorganização, porque novas eleições serão, não daqui a 4 anos, mas amanhã.
A avaliação de processos de intervenção em vários domínios não são possíveis, nem passíveis de correcção imediata. Por isso é preciso mais trabalho, mais dedicação, mais diálogo, mais liderança.
A mobilização de todo o Partido é determinante.
Parece-me ser difícil resistir a mais divisões internas. No Partido Socialista não há purgas; essas lógicas poderão ter sido herdadas por alguns, mas não faz parte do nosso histórico. No Partido Socialista há pessoas que divergem num dado momento, mas não são penalizadas por tal.
Por último, quero deixar uma nota, para mim muito importante.
Este tipo de diálogo não me motiva. É uma espécie de telenovela fora dos meus horizontes.
Gostaria, um dia, de contar consigo
Saudações Socialistas


Luis Santarino

Sem comentários:

Enviar um comentário