quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AS VOLTAS QUE O METRO DÁ

• Associaram-me ao grupo e eu aceitei. Melhor. Fui associado pelo ex-Presidente da Câmara Municipal Jaime Ramos. De certeza que leu o que eu escrevi e estará de acordo.O que saúdo. Mas será sempre um desafio à inteligência.
• Em desespero, as pessoas são capazes dos mais tresloucados actos. Por isso, é necessário que a lucidez e a inteligência tomem conta das emoções.
• Dir-me-ão, como é possível tal, se nos tiraram o que tinhamos? A resposta é sempre difícil e, nada melhor do que propostas alternativas para acalmar as mentes e dar nova esperança.
• Cometeram-se muitos erros, depois insistiram-se nos mesmos, parece-me até, por vezes, de propósito para colocar as pessoas contra as instituições, cujo resultado final é sempre penalizador das pessoas. Mas na verdade, há sempre gente "pouco cuidada", pouco amiga e muito menos solidária, esperando sempre para si próprio a "melhor fatia"!
• Ora, é contra estes que devemos estar. Contra os que, acharam - que não pensaram - que esta obra do metro seria a obra do regime e que, mais ano menos ano, teriam uma estátua a substituir o "mata frades" - Joaqueim António de Aguiar na Portagem em Coimbra. Talvez até, valha-lhes a vaidade, um busto em cada estação ou apeadeiro!
• Chegados aqui, resta a alternativa.
• Uma solução para a linha da Lousã, sugere de imediato, uma solução mais vasta e alargada à zona litoral.
• Eu defendi e hoje reafirmo-o, que a solução para a Lousã, Mirando do Corvo passa por "caminho de ferro". Ponto!
• Não valerá a pena falar em camionetas por melhor que sejam. Seria uma solução imediata mas não seria a solução...e o que se pretende, é mesmo uma solução, que nos coloque no centro do interesse nacional.
• Esta linha é um referencial e ao mesmo tempo, deverá constituir uma forma de afirmar a nossa região.
• Por isso, defendi e defendo a "BITOLA MÉTRICA" contra o que estava planeado.
• Se atentarmos ao que se passa na NORUEGA - País mais rico do mundo, isso mesmo, mais rico do mundo - o seu exemplo poderá e deverá ser seguido por Portugal.
• Não vale a pena olhar de soslaio para esta solução. Vale a pena encará-la de frente, acreditar que será a melhor solução para todos. De imediato para a Lousã e Miranda do Corvo e, mais tarde, para o litoral centro. Ficaremos, TODOS, mais perto uns dos outros. Assim se define MOBILIDADE; quando os favorecidos são os cidadãos.
• Tem êxito a Linha do Vale do Vouga. A Câmara Municipal de Águeda faz a maior parte dos transportes escolares por essa via. Que me conste não está arrependida.
• Reconheço o direito à indignação a todos os cidadãos afectados. Todos reconhecemos. Mas também e sobretudo, hoje, valerá a pena parar para pensar e desafiar os governantes a aceitar uma solução mais barata, mais eficaz e mais solidamente solidária.
• As crises servem também para testar a nossa capacidade de reacção. Reagir carece de encontrar soluções alternativas.
• Também por isso acredito que o convite que me foi feito, teve por fim ajudar a encontrar uma solução aceitável por todos.
• É isso que estou a fazer
• É essa a obrigação que tenho como cidadão e amante da política enquanto defensor de valores e princípios
• É esta a minha forma de demonstrar a minha amizade e solidariedade
• Construir o futuro e não comprometê-lo. Será o vosso e nosso desígnio
• Abraço

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Facebook

Facebook: "Uma nota importante: o Godinho está preso. De outro modo já nem as linhas existiam! Mas...existem? Toca a meter as travessas...comboio à linha, rapidamente e em força!"

Metro Mondego - do sonho à realidade

Numa altura em que adivinhava uma enorme crise mundial, todas as cautelas seriam necessárias. Toda a gente, TODA,que não haja dúvidas, entenderam que o MM deveria avançar. Vamos ver o que acontece a seguir.
Tive oportunidade de, na anterior Assembleia Municipal de Coimbra, questionar o responsável do MM, sobre se o projecto era exequível ou, pelo contrário, não seria preferível electrificar a existente. Peremptoriamente, respondeu, NÃO! E agora?
Uma nota importante; o Godinho está preso De outro modo já nem as linhas existiam! Existem? Toca a meter as travessas...comboio à linha, rapidamente e em força!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

REFLEXÕES 2 de Fevereiro 2010

OSEXOEACIDADE – Há um conjunto de neo-pseudo-figurões que ainda não percebeu que existem novas formas de comunicar. O problema para os “tais” é tal, que confundem uma tertúlia com a inauguração de uma “casa de passe! Ainda bem para quem lá foi…não teve de “tropeçar nessa malta”!
LONGE VAI O TEMPO – Que o “Noites Longas” era ponto de encontro entre jornalistas e gente da política dos mais variados quadrantes, que se encontrava amiúde e, muito mais amiúde em “tempos” de campanha eleitoral. A conversa fluía e a fruição acontecia. Um dia, quando isto mudar, a “coisa” vai voltar a ser boa! Também como homenagem a “uma Coimbra” que se quer de volta!
COIMBRA – Continua a viver numa redoma de estupidez militante. Uma informação complementar: o REDOMA reserva de 2008 não é mau!
COIMBRA 1 – Alguns entendem, não pensam, que o poder exerce-se não levando em linha de conta outros pensamentos. É o provincianismo levado ao extremo.
COIMBRA 2 – Só que no jantar estiveram militantes dos vários partidos políticos que não se sentem inibidos por questões de poder efémero. É que a democracia é uma roda!
LIBERDADE – Eu não me sinto livre; eu sou livre. Sempre que quiseram retirar-me a liberdade, estrebuchei! Estrebucharei as vezes que forem necessárias.
SPORT CLUB CONIMBRICENSE – Faz 100 anos e eu não posso estar. Lamento muito, até porque o apelido SANTARINO esteve ligado à sua fundação. Coisas que o tempo não apaga! E bem!
DANNY SILVA – É o único português presente dos Jogos Olímpicos de Inverno. Emigrou para a Finlândia para trabalhar e ganhar o suficiente para praticar ski alpino. Apurou-se na Nova Zelândia. O COIP – Comité Olímpico de Portugal (para ser simpático)– não o apoia. Uma vergonha. E o Comandante “AINDA” resiste! Que ricos padrinhos!!!
PROFESSORES DO POLITÉCNICO – Porque é que o Ministro Gago continua a insistir no disparate de não aprovar um Estatuto da Carreira Docente…DECENTE! Em politica os teimosos PERDEM!
SUBSÍDIOS – Um escândalo o dinheiro que se esbanja; haja controle! Controlo!
MADEIRA – Guterres “matou” a dívida da Madeira. 400 milhões de euros. Agora AJJ quer mais caroço. Ó filho, vai trabalhar…não sejas gastador!
REFORMAS – De dois em dois anos as regras do jogo mudam. Um dia destes ouve-se uma voz lá do fundo: olha lá ó xexé, és surdo?
O GOVERNO (ÀS VEZES) E UM AMIGO… atirou a última ficha para o pano verde e diz: GRANDE! Sai PEQUENO…rapa da ficha e “atira”…”olha se isto era a sério”!
EU MESMO – Se a alguém passou pela cabeça que eu e muitos outros iam ficar sossegados e descansados com o que vai “pela minha casa política”, percebe agora que estava enganado. A ver vamos, a ver vamos!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ME/FENPROF – Quatro anos “deitados ao rio”!
ME/FENPROF – Começar a discussão pelas questões salariais e carreiras profissionais, é um mau exemplo para o País. Os jovens onde é que “ficam”?
FENPROF - …e ainda têm a “latosa de dizer: “a partir de agora vamos discutir o resto”! É mau de mais para ser verdade!
ME/FENPROF – Só há professores porque há alunos; ponto!
ANTES – Portugal era um Estado Corporativo. AGORA - é um Estado de corporações! Ou invertemos o rumo, ou a desgraça está já aí!
METRO MONDEGO – Tenho dito por várias vezes que “as coisas” feitas “à la balde” dão asneira. Espero que não!
METRO MONDEGO – Estudar, estudar muito, e existir preocupação com a forma de financiamento e gestão futura, estará de acordo com o ditado, “cautelas e caldos de galinha” …
CO-INCINERAÇÃO – Em tempo útil, uma representação da anterior Assembleia Municipal da qual eu fazia parte, deslocou-se à CIMPOR, com a finalidade de recolher informações adicionais sobre a queima de resíduos perigosos. O BE, o CDS/PP e o PSD primaram pela ausência. Fizeram mal. O PCP esteve presente, mas foi como se não tivesse estado! É da vida!
MAS… não me parece, nem útil, nem recomendável, que se continue neste registo. Pobre cidade a nossa quando nada mais tem para se discutir e “desfraldar” como bandeira!
MANUEL ALEGRE – O apoio da grande maioria dos militantes do Partido Socialista é inequívoco. POR ISSO, mesmo que alguns queiram e desesperem, a sua candidatura será irreversível e vencedora.
MANUEL ALEGRE 1 – Por várias vezes estive em desacordo com ele. Muitas e boas discussões tiveram lugar na Federação de Coimbra, quando esta tinha um peso decisivo no PS e no País. A sua candidatura poderá ser também um novo alento.
CAVACO SILVA – Se entrar em campanha, Presidente…já era!
PS/CDS-PP – Não parece existir quaisquer dúvidas que vão estabelecer pontos de convergência. Quando a “economia planificada” não é inteligente, “ a economia de mercado” aproveita!
BE – Não apresentam uma proposta consistente. Só “fogachos” sem nenhum rigor. Os portugueses já estão a perceber o logro em que caíram.
PARTIDO SOCIALISTA – Se alguém imaginou que o Governo caía até ao Verão, enganou-se. Parece-me que está para “lavar e durar”!
MANUELA FERREIRA LEITE – Tudo indica que se vai recandidatar. Tenho esperança de não me enganar!
JOTAS – Apesar de algumas boas e honrosas excepções, as juventudes partidárias só têm servido para a promoção de uns quantos…e nem sempre os melhores. Alguns métodos envergonham os seniores.
JOTAS – Organizações partidárias no “ensino secundário” lembram outros tempos do século passado; antes, durante e após s II Guerra Mundial. Faço-me entender? A evitar!
PAULO ALMEIDA – Fiquei feliz por saber que é o novo líder do CDS/PP Coimbra. Primeiro, mesmo em primeiro lugar, tratou de “se atravessar” profissionalmente e só depois líder político! Alguns jovens, saudavelmente ambiciosos, poderiam retirar este exemplo…como bom e eficaz!
HELENA LIBÓRIO – Nunca percebi qual a dúvida de a nomear de imediato. Excelente escolha. Mas “porque raio” nunca perguntam a quem sabe?
DEIXEM-ME BRINCAR SEM MALDADE – Se um “conjunto de lobos é uma alcateia” e um conjunto de “abelhas é um enxame”, como se denominará o conjunto de dirigentes que acompanha a Dr. Manuela Ferreira Leite? Talvez… um “azelhame”?!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

REFLEXÕES

CRÍTICAS – Eu não faço; espero não ter de as fazer. Mas se tiver de ser, então a “coisa chia fino”!
ALERTAS … é pelo que me esforço e esforçarei. Vale bem mais a pena.
ANDA POR AÍ… uma malta incomodada. Até com o título. IRRA!
NUNCA PERCEBI – Porque é que há por aí uma “rapaziada” que anda “sempre com cara de quem toda a gente lhe deve dinheiro”!
EMPRESÁRIOS/POLÍTICOS – …exigem acordos entre oposição e governo. O poder político “vergado” ao poder económico. Se os políticos não respondem, então “isto”, leia-se País, está pior do que eu pensava. Que eu reencontrei!
TEATRO – Uns e outros, governo e oposição, vão ensaiando uma peça que poderá não ter fim. Actores, maus actores, uns e outros! Porquê? O País não será bem a demonstração inequívoca do que digo? AI É, É…porque lhe faltam bons autores!
MAS – Quem acha que um aumento miserável pode delapidar as contas de uma empresa, e colocar em causa postos de trabalho, então “meus meninos”, passem a pataco, porque sois é empresários de barbearia!
OS MESMOS QUE – Quando o País está a tenir, vêm ao POVO – porque a CGD até prova em contrário ainda é do POVO - buscar o caroço para a salvação!
MAS AINDA GOSTAVA …de saber, por onde andam os milhões que foram entregues a empresas e empresários. “MALDITA” e “MAL DITA” sorte a nossa!
LUIS MARTINS – Somos medíocres, agora, porque sempre fomos. (Doutorado, Professor do Ensino Superior).
CDS/PP – Embora não esteja em causa o respeito que tenho pelo Dr. Nunes da Silva, e muito menos por “querer meter a foice em seara alheia”, gostaria de ver o meu amigo Dr. Paulo Almeida líder distrital. Só cá por umas coisas…de socialista!
METRO DE LISBOA – Tem uma situação “financeira preocupante”, o que poderá significar, tecnicamente falido. Vamos ver o que vai acontecer ao METRO cá do burgo…se a “coisa” for até ao fim!
DE REGRESSO – Fiquei a saber, coisa boa, que uma jovem investigadora da Universidade de Coimbra, Margarida Melo, foi premiada em Itália. E ainda dizem que a U.C. não vale nada; olha se valesse!
PELO CONTRÁRIO - fiquei também a saber que “os amigos do alheio”, vulgo gatunagem, começou a “atacar em pedra ornamental”! Não há polícia, nem câmaras, de vigilância, que nos valha!
SERRA DA ESTRELA – Os turistas ficaram “presos” no trânsito porque nevou. Na Suiça, onde estão largas centenas de milhar de turistas, se tivessem que fechar o trânsito sempre que neva, eu ainda lá estaria…e bem! Pobre Serra da Estrela que tão mal é tratada!
FIQUEI COM SAUDADES – Porque não “vislumbrei” lojas de chineses ou arrumadores de carros.
MAS VI - O metro ligeiro de superfície a “andar sempre a direito”. A subir e a descer, só a “montanha russa!
…E AINDA – Transportes públicos movidos a corrente eléctrica, se é assim que se chama”. Modernos e cómodos. A gasóleo, nada!
PROFESSORES – Por lá, sempre que termina o ano lectivo, são obrigados a frequentar acções de formação; aliás como cá! “Todos diferentes, todos iguais”!
SE EU TIVESSE HABILIDADE PARA A ESCRITA – Conseguiria descrever como NÃO se tem frio quando estão 14 graus negativos; as “gambas au chez Inês”; o pudim da Dona Rosa Berta, a doçura da Gabriela, a inquietude do Richard; a Coronel Liliana e por fim o Dom António. E o BEM que me e nos fizeram. Recomendo, “mas não há minha moda”!
MIGUEL PATUSCO – Senhor de uma, ou várias dádivas do “Altíssimo”! Não sabem quem é? Pois não! Também queriam saber tudo? Volantauto, diz-vos alguma coisa?