terça-feira, 29 de setembro de 2009

REFLEXÕES 43

CAMPANHA ELEITORAL – Foi um privilégio “estar quase permanentemente em directo” com tantos socialistas. Eu não renego a minha condição, apesar da crítica contundente quando é necessária.
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS – Governar em minoria vai ser o destino que os cidadãos impuseram aos socialistas. Mas a verdade é que abre novas e boas perspectivas para o País. Com este resultado, mais do que com a maioria absoluta, o Partido Socialista arrisca-se a ficar no Governo durante muitos e bons anos, até que o PSD se reorganize e a esquerda trauliteira e demagoga obtenha resultados residuais. José Sócrates vai formar Governo minoritário e o seu aliado preferencial deverá ser Paulo Portas.
PS/COIMBRA - Apesar de ter "arrecadado" mais de 17.000 votos do que o PSD, perdeu o 5º. Deputado. Azar? Nada disso. Falta de trabalho de alguma rapaziada bafejada pela sorte
PARTIDO SOCIALISTA – Jogou forte durante 4 anos e lutou com quatro adversários. Grande vitória eleitoral.
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA – Ninguém percebeu a estratégia. Como se costuma dizer, os erros pagam-se caro; acho que desta vez, muito…!
CDS/PARTIDO POPULAR – Escrevi mais do que uma vez que Paulo Portas ia ser uma surpresa. Aliar-se-á ao PS para afastar de vez o espectro de voltar a ser o “partido do táxi” e continuar a ser PSD-dependente!
BE – Fizeram da demagogia, do impossível e do combate ao Partido Socialista a sua campanha. Vai continuar o folclore. É necessário para alegrar a malta; até um dia! Vão andar por ali sem nada para fazer; “boas férias”! Louçã tem qualquer coisa mal resolvida…mas isso é um problema dele!
PCP/CDU – Fez uma campanha eleitoral sem nenhuma novidade. Mas também não se refugiaram na demagogia. Por isso o resultado não ter sido bom. Uma força, em declínio evidente, mas a ter em conta pela coerência demonstrada ao longo dos 35 anos de democracia.
JOSÉ MANUEL PUREZA – Parece-me que a sua “escola” é diferente da de Louçã. Um bom desempenho é o que lhe desejo.
JOÃO SERPA OLIVA – Foi uma surpresa agradável. Na política e em política, a elegância faz toda a diferença.
FENPROF – Vai de desilusão em desilusão, tal como os “elefantes que passam os rios saltando de nenúfar em nenúfar”! Enganou-se, ao pensar que os votos de protesto dos professores iam para a CDU.
CORPORAÇÕES – Não há democracia sem sindicatos livres e democráticos. Mas os dirigentes sindicais deverão ser pagos pelas receitas próprias e não pelo Orçamento Geral do Estado. Pronto. Já sei que vão começar a dizer que virei à direita, que estou contra uma conquista do 25 de Abril, etc. etc. etc. Mas que posso fazer?
CONVENTO DE S. FRANCISCO – Todos rejubilámos por o Governo entregar uma choruda maquia para a sua reconstrução e requalificação, à Câmara Municipal de Coimbra. Mas em campanha eleitoral autárquica teria sido um acto de delicadeza, simpatia e sobretudo elegância, não o terem feito. São estas “pequenas/grandes coisas” que nos diminuem perante o País. Não foi um bom exemplo!
AAC.oaf – Para quem a aposta era disputar uma competição europeia, já podemos dormir descansados. Basta virar a classificação ao contrário…e disputaremos a Liga dos Campeões! E que tal começar a ganhar?
MÁRIO CASTRO VS ZÉ VITERBO – Neste primeiro dérbi venceu o Mário mas… “não te estiques, não te estiques”!
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS – Apenas uma nota; recomenda-se que até ao próximo dia 11 de Outubro, a Câmara Municipal de Coimbra se empenhe: 1 - Na pintura da passadeira em frente à Escola Brotero – entre outras -.
2 – Que a Polícia Municipal não autorize o estacionamento em cima do passeio. Os idosos agradecem!
PADRE AMÉRICO – Foi Padre porque acedeu a um chamamento. Mas também poderia não o ter sido. Numa ou em outra situação a sua vida teria sido sempre de dádiva. A “não notícia” vende. Por isso, este homem que se dedicou a causas, sempre foi pouco lembrado para não dizer, esquecido. Faz parte do meu imaginário e da minha consciência mais profunda, pela sua generosidade. Assim o homenageio.

Sem comentários:

Enviar um comentário